''CANDIDO PORTINARI''                                           

 Nascido em 1903 numa fazenda de café perto da cidade de brodosqui ele aos quinze anos deixou Brodósqui e foi para o Rio de Janeiro e se matriculou na escola de belas artes.Alí ganhou prémio de viagem à Europa em 1928. Ele foi o único pintor brasileiro a alcançar amplo reconhecimento internacional, seus grandes murais foram: Guerra e paz, ele fez mais de cinco mil obras. Morreu em 1962, vítima de envenenamento pelas tintas.

 

                         RELATANDO SOBRE AS OBRAS DE PORTINARI

OS RETIRANTES:pintada por portinari em 1994,relata a miséria e a fome que se passava naquela época,e também as poucas condiçoes de vida.Hoje em dia as coisas estam acontecendo assim passamos por várias dificuldades na vida no Brasil a miséria a fome o desemprego e até mesmo para se ter uma casa própria está dificil. 

 

 

O CAFÉ:pintado pelo grupo 8 essa figura mostra o cafesal que os negros trabalhavam de colher café Candido Portinari é quem foi o verdadeiro realizador dessa obra.Essa foi a principal obra desse grande pintor e nos mostra interesse e curiosidade de saber mais sobre esse grande pintor brasileiro.

 

O FUTEBOL:pintada pelo grupo 8,mas o verdadeiro autor dessa obra foi PORTINARI, ele pintou esse quadro relatando onde os meninos de brodosqui jogavam bola,jogavam perto de um semiterio com uma cruz no meio do campo mas por la mesmo jogavam muito satisfeitos.

OS RETIRANTES:também é dos retirantes,mas a fizemos para mostrar como poderia ser melhor a vida deles tirando a miséria e a fome e tendo uma boa moradia um bom emprego e ter uma familia unida.

 

PAISAGEM DE BRODOSQUI:FÁTIMA MIGUES fez esse poema espressando sentimentos,realidades,e despertando bastante interesse ao ser escrito e o fez relatando um pouco de brodosqui.

[ ver mensagens anteriores ]